quarta-feira, 16 de abril de 2008

Freecycle



A rede Freecycle é uma organização sem fins lucrativos e um movimento de pessoas interessadas em manter os bens materiais fora dos aterros e das lixeiras. A regra principal da lista é que tudo o que é afixado é para ser oferecido - de graça.


O Freecycle é um grupo que está aberto a todos os que querem “reciclar” algum objecto especial em vez de o deitar fora. Seja uma cadeira, um aparelho de fax, um piano ou uma porta velha, sinta-se livre para o afixar. Ou talvez esteja a procurar adquirir para si! Os grupos sem fins lucrativos também são muito bem-vindos a participar!
Em Portugal já existem vários grupos: Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Alcobaça, Leiria, Covilhã e Maia.

Para saber mais consulte: Freecycle
Outro site semelhante que promove trocas entre objectos que já não são necessários em casa é o My-Rebag.
Visitem,vale a pena!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Óptima iniciativa!


O Governo Civil de Castelo Branco e a Scutvias vão plantar, a partir de hoje e ao longo de três anos, 20 mil árvores junto à auto-estrada A23, numa iniciativa em que participam as escolas da região.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apadrinha a acção, marcada para as 11h30 de hoje no nó Covilhã Norte da A23, e na qual participam 127 crianças da cidade.

“Está previsto nos próximos dois anos repetirmos a acção por esta altura do ano, para alcançar a meta das 20 mil árvores plantadas”, disse à Lusa a governadora civil de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro.

“Esta é a maior iniciativa ambiental em que o Governo Civil já esteve envolvido até hoje. A acção pretende contrariar os efeitos da poluição automóvel e sensibilizar as crianças e jovens para a temática da preservação ambiental”, acrescentou Alzira Serrasqueiro.

in Ecosfera Público

terça-feira, 8 de abril de 2008

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Reciclagem de embalagens aumentou 26 por cento em 2007


A Sociedade Ponto Verde recebeu no ano passado 464 mil toneladas de embalagens para reciclagem, mais 26 por cento do que em 2006, anunciou hoje a empresa.

A grande maioria das embalagens enviadas para reciclagem, da ordem das 288 mil toneladas, foram separadas em casa dos portugueses e depois encaminhadas para tratamento pela entidade responsável pela gestão das embalagens em Portugal, a Ponto Verde.

O papel cartão voltou a ser a embalagem mais separada (217 mil toneladas), seguida pelo vidro (151 mil) e pelo metal (35 mil), plástico (33 mil) e madeira (27 mil).

Segundo a Sociedade Ponto Verde, as embalagens retomadas em 2007 representaram 45,7 por cento do que lhe é declarado pelos embaladores (que pagam para a reciclagem dos seus produtos), um crescimento de cinco pontos percentuais face ao ano anterior.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Malha 100% láctea


Chama-se Milky Wear e é a primeira linha de malha inteiramente produzida a partir de leite. Latinal é uma fibra derivada da caseína, uma proteína láctea, cuja descoberta data de 1935, que é agora relançada pelo Wool Group Italiano. Inovação que para além de ser ecológica, é ainda confortável, suave, fresca e saudável para a pele. E apresenta-se num packaging, no mínimo sugestivo... uma garrafa de leite!

in Marketeer

domingo, 16 de março de 2008


Um Kiwi (Apteryx mantelli) acabado de sair do ovo é pesado no Smithsonian’s National Zoo, no dia 7 de Março. Esta é uma espécie considerada ameaçada pela UICN.


Foto: Smithsonian’s National Zoo/Reuters
in Ecosfera Público

segunda-feira, 10 de março de 2008

Greenpeace faz mapa online com denúncias ambientais dos cidadãos


A organização ecologista Greenpeace em Espanha lançou hoje o projecto Fotodenuncia, um site na Internet onde faz um mapa das agressões ambientais no país, a partir das fotografias enviadas por cidadãos.

Neste espaço, “qualquer cidadão pode denunciar as agressões ao ambiente que ocorrem perto de si. Com uma câmara ou telemóvel, qualquer pessoa pode fotografar situações como a poluição dos mares e rios, construções em áreas protegidas, incêndios de origem humana e derrames”, informa a organização. As fotografias, colocadas geograficamente sobre um mapa de Espanha, são acompanhadas da indicação do local, data, autor da imagem e uma breve descrição do atentado.
A ideia é “fomentar a participação cívica, imprescindível para obter o êxito na defesa do ambiente”. Segundo Enrique Soler, responsável pela área de voluntariado da Greenpeace, “esta é uma forma directa e eficaz de cada um dar o seu grãozinho de areia para a defesa do nosso planeta”. A organização está a convidar outras organizações de ambiente para participarem no projecto.

Em Portugal também já era necessária uma iniciativa semelhante...

Site do Fotodenuncia

in Ecosfera Público