quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Planta portuguesa ajuda a controlar o Alzheimer


Investigadores portugueses concluíram que extractos de uma espécie autóctone de salvia, muito presente nas serras d'Aire e Candeeiros, revelam um «enorme potencial» como terapia para melhorar capacidades cognitivas, funcionais e comportamentais em doentes com Alzheimer, escreve a Lusa.

«Vários extractos da espécie de salvia que estudamos provocam inibições bastante potentes de enzimas envolvidas na patologia de Alzheimer», disse Amélia Pilar Rauter, directora do Grupo de Química dos Glúcidos do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que lidera a investigação com Jorge Justino, presidente do Conselho Directivo da Escola Superior Agrária de Santarém (ESAS).

Falta agora transformar esses extractos em princípios activos que possam ser usados pela indústria farmacêutica, adiantou.

Para já, a investigação demonstrou a acção dos extractos desta espécie de salvia em duas enzimas que controlam a evolução da doença de Alzheimer, o que, segundo Jorge Justino, permitirá não curar mas controlar o desenvolvimento da patologia.


Para os investigadores, o grande potencial da descoberta reside no seu baixo custo, na actividade biológica relevante e na ausência de toxicidade, frisando que até o comum chá desta planta pode ser usado como terapia na doença de Alzheimer.

in IOL Diário

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Castelo Branco: floresta em risco de incêndio


Em 2003, a floresta do distrito de Castelo Branco ficou devastada com os incêndios. No entanto, e segundo os autarcas da região, a falta de ordenamento nestes cinco anos fez com que o perigo se mantenha, informa a Lusa.

«Aquilo que se vê é crescimento espontâneo de pinheiros e vegetação, aos milhares. Há zonas de floresta onde o mato já é tanto que nem se consegue entrar. Se tivermos o azar de aparecer um fogo com algumas proporções vamos ter outra vez uma tragédia. Não temos dúvida disso», disse José Marques, presidente da Câmara de Oleiros.

A falta de reflorestação nas zonas ardidas é outro dos problemas e José Marques aponta o dedo à falta de apoio do Governo: «Os responsáveis governamentais não estão sensibilizados para esta realidade. E, sem garantias, os proprietários também não apostam na floresta, porque receiam que volte tudo a arder».

«Muitas áreas ficaram abandonadas e não tiveram qualquer intervenção. O grande problema é que as propriedades são muito pequenas, as pessoas têm dificuldade em se agrupar e deixam a vegetação nascer espontaneamente. Se um dia volta a haver um incêndio grande, continuamos com os mesmos problemas», afirmou Joaquim Morão, presidente da Câmara de Castelo Branco.

As Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), figura legal criada para agrupar proprietários, «têm estado em constituição e esperamos que assim se ultrapasse o problema». Mas, para Paulo Fernandes, vereador na Câmara do Fundão, é preciso aligeirar as leis que criam as ZIF, pois «a chave do problema está em juntar todos os pequenos proprietários para criar uma economia florestal».

in IOL Diário

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Ecoparking


Ecoparking é a designação do projecto que a ANA Aeroportos lançou nas áreas de estacionamento dos aeroportos nacionais.

Trata-se de um programa que consiste na compensação de carbono e que em termos práticos resulta, por um lado, na criação de lugares de estacionamento exclusivos para veículos híbridos, por outro na criação de tarifas reduzidas nos parques de estacionamento dos aeroportos de Lisboa, Porto e Faro.

in Briefing

quinta-feira, 24 de julho de 2008

Óbidos recebe empreendimento sustentável de 10 milhões de euros


As «Casas dos Arcos» dão nome à urbanização que já está a ser construída em plena vila de Óbidos, prevendo-se que a primeira fase do projecto esteja pronta em Junho de 2009.

As linhas arquitectónicas são simples e vigorosas, conjugando-se em harmonia com a paisagem envolvente da Vila», salienta a autarquia de Óbidos. Mas o que distingue esta urbanização de outras é o facto de ser pensada «com base numa construção sustentável, o que a torna excepcionalmente confortável e de utilização mais económica», refere o município.

As moradias «conjugam princípios de arquitectura bioclimática, com eficácia energética, sendo mais amigas do ambiente», acrescenta a mesma fonte.

A pensar na optimização energética, todas as casas têm aquecimento solar das águas sanitárias, torneiras misturadoras de água e ar para poupar água, cozinhas equipadas com electrodomésticos economizadores de energia e janelas com vidros duplos com caixilharia com isolamento térmico. Em algumas áreas das casas, «a utilização de coberturas ajardinadas proporcionam a máxima eficácia e economia de energia», continua.

in Portal Ambiente Online

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Quercus: carros eléctricos estão isentos de imposto automóvel, ao contrário do que disse Sócrates

A Quercus exigiu hoje esclarecimentos ao Governo sobre o pagamento de imposto automóvel nos carros eléctricos, dado que a lei já isenta estes veículos, ao contrário do que diz ter sido a ideia passada pelo primeiro-ministro na cerimónia de assinatura do memorando de entendimento entre o Estado e a Renault-Nissan para a comercialização de um veículo com essas características em Portugal a partir de 2011.

in Ecosfera Público

Carro eléctrico pode vir a pagar apenas 30% do Imposto


O primeiro-ministro, José Sócrates, disse esta quarta-feira que o Governo quer criar um modelo fiscal que permita a quem optar pelos carros eléctricos pagar apenas 30% do Imposto automóvel (IA).


«Se um carro eléctrico já existisse, pagaria apenas 30% do imposto automóvel, já que este imposto tem em 70% uma componente ambiental. O Governo está disponível para criar um quadro fiscal ainda mais atraente», disse por altura da assinatura do protocolo entre o Governo português e a Renault-Nissan para a criação do veículo eléctrico.

Comercialização em Portugal será feita em 2011

O líder do Executivo garantiu que vai ser criada uma rede de infra-estruturas que permita ao consumidor abastecer sem dificuldade o seu carro movido a electricidade.

«Em pouco tempo seremos capazes de criar infra-estruturas para carregar ou substituir a bateria do carro, para que não haja problemas de abastecimento», sublinhou.

Sócrates referiu ainda que a comercialização do carro, em Portugal, será feita no espaço de três anos (2011), apesar de começarem a ser lançados em larga escala a partir de 2010.

in IOL Diário

sábado, 5 de julho de 2008

Energia: todos os edifícios novos com certificação


Todos os edifícios novos, independentemente da área ou fim, são a partir desta terça-feira obrigados a uma certificação de desempenho energético e a medidas de redução do consumo de energia como colectores solares para aquecer as águas, noticia a Lusa.

A segunda fase do Sistema Nacional de Certificação Energética e da Qualidade do Ar Interior nos Edifícios (SCE) entrou em vigor a 01 de Julho, obrigando a que os pedidos de licenciamento de edifícios novos tenham o certificado energético.

A agência para a energia (ADENE), entidade gestora do SCE, afirmou hoje em comunicado estimar que até ao final deste ano tenham sido certificados «cerca de 40 mil edifícios de serviços e de habitação».

Os certificados contêm informação sobre as necessidades energéticas do edifício numa utilização normal e também as suas características construtivas, factores que determinam a sua maior ou menor eficiência energética.

O mesmo documento integrará ainda propostas sobre medidas de melhoria do desempenho energético e da qualidade do ar interior. Os ambientalistas da Quercus congratulam-se com o novo sistema de certificação, lembrando que o sector dos edifícios é responsável por uma grande fatia dos consumos de energia final (30 por cento).

in IOL Diário