quarta-feira, 28 de maio de 2008

Duas empresas norte-americanas pretendem converter gordura animal num combustível semelhante ao biodiesel.


Duas empresas norte-americanas pretendem converter gordura animal num combustível semelhante ao biodiesel.

A petrolífera norte-americana ConocoPhillips e o fabricante de bens alimentares Tyson Foods anunciaram que estão a desenvolver um gasóleo feito à base de gordura de porco, vaca e frango.
A ideia é converter a gordura animal num combustível idêntico ao biodiesel. Actualmente, a gordura resultante dos processos industriais da Tyson é reutilizada no fabrico de sabonetes e de cosméticos.
Se tudo correr conforme planeado, o novo combustível estará à venda nos EUA ainda no final deste ano e deverá representar 3% da produção total da ConocoPhilips.
A hipótese de vir a ser comercializado também na Europa não foi descartada, uma vez que já se fazem alguns testes na unidade irlandesa da petrolífera.

in Forum Autogas

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Soutien verde


A Triumph apresentou um soutien «verde» em Tóquio, no Japão, escreve o site brasileiro Globo.

A peça inovadora de lingerie traz duas pequenas bolsas, em cada uma das copas, para armazenar água ou qualquer outro líquido. Com isto, pretende-se diminuir o uso de latas e garrafas. Uma palhinha especial permite que a dona do soutien beba os líquidos sem necessidade de baixar muito o pescoço.

Uma outra novidade do soutien ecológico é o painel solar incorporado que transmite mensagens num pequeno visor sempre que for gerada energia.

Apesar de louvar a iniciativa, parece-me desconfortável e pouco prático :)

in IOL Diário


domingo, 11 de maio de 2008

Reciclagem de rolhas


O GREEN CORK é um Programa de Reciclagem de Rolhas de Cortiça desenvolvido pela Quercus, em parceria com a Corticeira Amorim, a Modelo/Continente e a Biological. Tem como objectivo não só a transformação das rolhas usadas noutros produtos, mas, também, com o seu esforço de reciclagem, permitir o financiamento de parte do Programa “CRIAR BOSQUES, CONSERVAR A BIODIVERSIDADE”, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a nossa floresta autóctone, entre os quais o Sobreiro, Quercus suber.

O projecto foi construído tendo por base a utilização de circuitos de distribuição já existentes, o que permite obtermos um sistema de recolha sem custos adicionais, que possibilita que todas as verbas sejam destinadas à plantação de árvores. Tudo isto sem aumentar as emissões de CO2!

As rolhas de cortiça recicladas nunca são utilizadas para produzir novas rolhas, mas têm muitas outras aplicações, que vão desde a indústria automóvel, à construção civil ou aeroespacial.

in Quercus

domingo, 4 de maio de 2008

Serões à candeia


No próximo Sábado,10 de Maio pelas 22 horas, irá realizar-se novamente os Serões à Candeia com o tema Contos, Mitos e Lendas.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Dia mundial da Terra

O dia 22 de Abril marca a luta pelo meio ambiente, um pouco por todo o mundo. Milhões de pessoas manifestam-se de modo a chamar a atenção dos governantes para os problemas que afectam o nosso planeta, nomeadamente o aquecimento global e a poluição.

O Dia da Terra foi instituído em 1970 pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson, que convocou o primeiro protesto a nível nacional contra a poluição. A partir de 1990 a data internacionalizou-se, ao mobilizar 200 milhões de pessoas em 141 países.

Até à data, o Dia da Terra 2007 foi o maior até agora, com cerca de mil milhões de participantes em locais tão distintos como a Ucrânia, a Venezuela, as Filipinas,a Espanha e os EUA.

in IOL Diário

quarta-feira, 16 de abril de 2008

Freecycle



A rede Freecycle é uma organização sem fins lucrativos e um movimento de pessoas interessadas em manter os bens materiais fora dos aterros e das lixeiras. A regra principal da lista é que tudo o que é afixado é para ser oferecido - de graça.


O Freecycle é um grupo que está aberto a todos os que querem “reciclar” algum objecto especial em vez de o deitar fora. Seja uma cadeira, um aparelho de fax, um piano ou uma porta velha, sinta-se livre para o afixar. Ou talvez esteja a procurar adquirir para si! Os grupos sem fins lucrativos também são muito bem-vindos a participar!
Em Portugal já existem vários grupos: Lisboa, Porto, Coimbra, Aveiro, Alcobaça, Leiria, Covilhã e Maia.

Para saber mais consulte: Freecycle
Outro site semelhante que promove trocas entre objectos que já não são necessários em casa é o My-Rebag.
Visitem,vale a pena!

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Óptima iniciativa!


O Governo Civil de Castelo Branco e a Scutvias vão plantar, a partir de hoje e ao longo de três anos, 20 mil árvores junto à auto-estrada A23, numa iniciativa em que participam as escolas da região.

O ministro da Administração Interna, Rui Pereira, apadrinha a acção, marcada para as 11h30 de hoje no nó Covilhã Norte da A23, e na qual participam 127 crianças da cidade.

“Está previsto nos próximos dois anos repetirmos a acção por esta altura do ano, para alcançar a meta das 20 mil árvores plantadas”, disse à Lusa a governadora civil de Castelo Branco, Alzira Serrasqueiro.

“Esta é a maior iniciativa ambiental em que o Governo Civil já esteve envolvido até hoje. A acção pretende contrariar os efeitos da poluição automóvel e sensibilizar as crianças e jovens para a temática da preservação ambiental”, acrescentou Alzira Serrasqueiro.

in Ecosfera Público