domingo, 19 de outubro de 2008

Reutilizar a água dos lavatórios nos autoclismos


Cinco alunos da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) foram premiados, esta quarta-feira, por terem desenvolvido um sistema que permitirá reutilizar a água dos lavatórios nos autoclismos.

Os alunos desenvolveram um sistema de filtragem que, associado a um reservatório, permitirá não só, poupar uma grande quantidade de água como dinheiro.

Carlos Pacheco, membro da equipa vencedora, explicou que o mercado alvo deste projecto são as grandes instituições como hotéis, universidades e restaurantes em cadeia, «que são aqueles que gastam mais água», sendo possível no entanto, aplicar também este sistema em casa de particulares.

No concurso, ficou em segundo lugar uma proposta de patente para um produto norte-americano, que inclui um recipiente que recolhe lixos domésticos e que, através de um processo químico e biológico, permite transformá-los em energia eléctrica.

O terceiro lugar coube a três alunos que desenvolveram o conceito de um carregador portátil, que através da energia cinética (movimento das pessoas) consegue alimentar vários equipamentos como telemóveis, i-pods, leitores de mp3 e computadores portáteis.

in IOL Diário

terça-feira, 14 de outubro de 2008

Sabia que...


Já imaginou que pode recolher o calor do sol durante o Verão e armazená-lo em rochas para aquecer uma casa no Inverno? Esta é a ideia do projecto coordenado pelo engenheiro sueco reformado Stig Ram e que ficou completo em 2002 na pequena comunidade de Enebyberg.
Para saber mais, pode ler no Blogue do PÚBLICO Verde Suécia (http://verdesuecia.wordpress.com), uma curta incursão ao país que adoptou o Ambiente.

Foto: Romana Borja-Santos
in Ecosfera Público

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Peixes mortos em Cáceres


Nos últimos dias têm aparecido milhares de peixes mortos no rio Tejo em Cáceres , perto da central nuclear de Almaraz. Os peritos asseguram que este fenómeno passou-se em vários rios da região anteriormente.A Delegada do Governo da Extremadura,Carmen Pereira, teve que aparecer face à insistência dos meios de comunicação e afirmou que as análises realizadas nas águas da zona afectada descartam a existência de qualquer tipo de despejo tóxico nas mesmas. Os ecologistas da Extremadura nao se mostraram muito convencidos com as declarações de Carmen,uma vez que afirmam que o aparecimento dos peixes mortos é um problema que já vem de longe e deve-se aos processos de refrigeração da central nuclear.

in ABC.es

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Eno Tree Planting Day

A Outrem (A.D.A.P.) decidiu aderir ao Projecto "Eno 2008 Tree Planting". Este projecto à escala mundial consiste no compromisso de plantação de árvores, alocando posteriormente as fotos no site.
A Outrem fez a sua plantação em dois momentos nos dias 21 de Setembro (Dia Internacional da Paz) e dia 22 de Setembro (Dia do Equinócio de Outono) e fará outra no dia 22 de Novembro. A Outrem plantará no total 200 árvores, nomeadamente carvalhos,sobreiros, azinheiras e pinheiros. Aqui ficam algumas fotos:



sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Óbidos poderá ser a primeira eco-vila portuguesa


O objectivo a que se propõe a Câmara Municipal de Óbidos é o de baixar o consumo energético em 40 por cento, ou seja, o dobro daquilo que a União Europeia exige, até 2020, tornando-se a primeira eco-vila do país.

«É um objectivo possível de alcançar mesmo antes dessa data. Só a iluminação pública vai permitir uma redução de 20 por cento», disse Humberto Marques, vereador do ambiente da Câmara Municipal de Óbidos, ao RCP.

Para isso, a autarquia já adoptou 24 medidas para reduzir os gases com efeito de estufa, incluindo a substituição progressiva das lâmpadas incandescentes nos edifícios municipais e iluminação pública.

A Câmara de Óbidos pretende que toda a frota municipal passe a mover-se a energia eléctrica e, depois, com o recurso ao biodisel. «Temos todas as condições para começar a introduzir o biodiesel presumo que em finais de Setembro. Poderemos falar numa redução de 30 por cento só com a frota municipal», assegurou.

Só no último ano, a reciclagem permitiu ao município reduzir em 440 toneladas as emissões de CO2.

in IOL Diário

Destilaria cria carro movido a whisky

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Poluição sonora atrapalha reprodução das relas


A poluição sonora não tem efeitos negativos apenas para os seres humanos. Muitas espécies são prejudicadas pelo ruido em excesso, sobretudo aquelas que comunicam mais intensamente por via do som.
Num estudo recente, realizado por um investigador francês, confirmou-se experimentalmente que o ruido em excesso prejudica gravemente a comunicação nas relas. As relas são pequenos anfíbios que comunicam intensamente através de vocalizações, especialmente durante o período reprodutor. Com a interferência da poluição sonora, os machos não conseguem atrair as fêmeas de forma eficiente, causando uma redução no seu sucesso reprodutor.

in Terramater Blog