quinta-feira, 11 de dezembro de 2008
Serões à candeia
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Alunos da Amato Lusitano em filme ambiental da Gulbenkian

Um grupo de estudantes da Secundária de Amato Lusitano deu voz a um filme sobre questões ambientais. O trabalho vai chegar a escolas de todo o país.
A Fundação Calouste Gulbenkian e a Podes- Desenvolvimento Sustentável convidaram a Escola Secundária de Amato Lusitano (ESAL), para participar na realização de um documentário em vídeo, sobre temas ambientais. A escola albicastrense foi uma das cinco em todo o país a receber este convite por parte do programa Agir Ambiente. A destruição da floresta, escassez da água e animais em vias de extinção foram os temas abordados pelos alunos, que fazem agora parte da turma A do 11.º ano, já que o projecto foi desenvolvido no ano lectivo anterior.
Conhecidos os temas, os alunos partiram para a pesquisa necessária com vista à elaboração dos textos de suporte às imagens do filme, um trabalho não muito diferente daquele que já fazem no dia-a-dia da escola.
O mesmo já não se pode dizer da locução do filme, essa sim uma experiencia inédita para quem nunca tinha enfrentado um microfone. O estúdio de gravação foi montado ali mesmo - na escola. A voz de cada um deles vai agora ser ouvida em escolas de todo o país, já que a Gulbenkian pretende distribuir o trabalho por todas as escolas secundárias e, quem sabe, até utilizar o filme em futuras exposições.
A geração que hoje tem como alunos enfrenta os problemas ambientais de forma diferente “mas temos consciência que esse problema não tem solução apenas nas mudanças das pessoas”, dependendo também da acção dos governos, diz a professora. Mas como os jovens de hoje podem vir a ser os políticos de amanhã “pode ser que a geração deles, mais alertada, tome melhores decisões”.
O projecto do programa Agir Ambiente contou ainda com a participação de alunos de escolas de Portimão, Rio de Mouro (Sintra), Santa Maria da Feira e Viana do Castelo.
in Jornal Reconquista
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Tv Energia

in Newsletter Compal Fresh
domingo, 19 de outubro de 2008
Reutilizar a água dos lavatórios nos autoclismos

Os alunos desenvolveram um sistema de filtragem que, associado a um reservatório, permitirá não só, poupar uma grande quantidade de água como dinheiro.
Carlos Pacheco, membro da equipa vencedora, explicou que o mercado alvo deste projecto são as grandes instituições como hotéis, universidades e restaurantes em cadeia, «que são aqueles que gastam mais água», sendo possível no entanto, aplicar também este sistema em casa de particulares.
No concurso, ficou em segundo lugar uma proposta de patente para um produto norte-americano, que inclui um recipiente que recolhe lixos domésticos e que, através de um processo químico e biológico, permite transformá-los em energia eléctrica.
in IOL Diário
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Sabia que...

Já imaginou que pode recolher o calor do sol durante o Verão e armazená-lo em rochas para aquecer uma casa no Inverno? Esta é a ideia do projecto coordenado pelo engenheiro sueco reformado Stig Ram e que ficou completo em 2002 na pequena comunidade de Enebyberg.
Para saber mais, pode ler no Blogue do PÚBLICO Verde Suécia (http://verdesuecia.wordpress.com), uma curta incursão ao país que adoptou o Ambiente.
Foto: Romana Borja-Santos
in Ecosfera Público
quinta-feira, 9 de outubro de 2008
Peixes mortos em Cáceres

Nos últimos dias têm aparecido milhares de peixes mortos no rio Tejo em Cáceres , perto da central nuclear de Almaraz. Os peritos asseguram que este fenómeno passou-se em vários rios da região anteriormente.A Delegada do Governo da Extremadura,Carmen Pereira, teve que aparecer face à insistência dos meios de comunicação e afirmou que as análises realizadas nas águas da zona afectada descartam a existência de qualquer tipo de despejo tóxico nas mesmas. Os ecologistas da Extremadura nao se mostraram muito convencidos com as declarações de Carmen,uma vez que afirmam que o aparecimento dos peixes mortos é um problema que já vem de longe e deve-se aos processos de refrigeração da central nuclear.
in ABC.es