quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Um pouco sobre nós


Esta associação teve início em 1987 na Casa de Cultura e Juventude de Castelo Branco e partiu da iniciativa de alguns escuteiros e professores. No início foram feitas algumas explorações no percurso do rio Ocreza, e recolhas etnográficas em diversas povoações do distrito.

Ainda como grupo de trabalho, esta associação então com o nome de associação cultural Lusitânia, transformou algumas recolhas de literatura popular em peças de teatro para fantoches. Em 1989 este grupo de trabalho é legalizado com o nome de Associação Cultural Outrem sendo o seu âmbito defesa do ambiente e património.
São realizados vários campos de trabalho em diversas localidades da Beira (Louriçal do Campo, Póvoa de Rio de Moinhos, Penha Garcia, Alpedrinha).

No âmbito do Projecto Polén, desde 1992 até ao presente foram feitos diversos percursos de observação ambiental, colocação de ninhos e de comedouros, colóquios e jornadas de ambiente e património, contest para rádio Banda de Cidadão. Foram feitas acções de educação ambiental em diversas escolas e recolha de pilhas. Foram ainda realizadas diversas acções de formação em desportos aventura.

A Outrem tem vindo a fazer diversas rotas temáticas a aspectos da flora, património e geologia no Vale do Rio Ocreza. No decurso das rotas e percursos passaram por estes locais, em média, 500 pessoas por ano.
No âmbito dos últimos projectos estão a ser marcados percursos pedestres.
Mais recentemente, está a ser implementado um Ponto de Interpretação da Natureza que vai servir de apoio nos percursos pedestres.

Nenhum comentário: