quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

China proíbe sacos de plástico



A China vai proibir a oferta de sacos de plásticos em lojas a partir de Junho, para reduzir a poluição. Vão também ser restringidos os sacos de plástico com menos de 0,025 milímetros de espessura, muito utilizados no país, mas demasiado finos para poderem ser reutilizados, afirma o Conselho de Estado.

Em vez disso, os consumidores serão incentivados a usar cestos e sacos de pano para transportar as suas compras. "Os sacos de plástico para compras, devido ao seu uso excessivo e reciclagem ineficaz, causaram sérios desperdícios de energia e recursos e poluição ambiental", diz o comunicado, citado pela BBC on-line. As lojas que não respeitarem as novas regras serão multadas ou poderão ver os seus bens confiscados.

A poluição, que cresce ao ritmo da economia, tem custos gigantescos para o país. Mas a proximidade dos Jogos Olímpicos de Pequim, que arrancam a 8 de Agosto, é neste momento a prioridade. O Governo espera que com as novas regras se possam reduzir as emissões do dióxido de enxofre em 1840 toneladas por ano, afirmou Feng Yuqiao, do Gabinete de Protecção Ambiental de Pequim.

in Ecosfera Público

Nenhum comentário: