sexta-feira, 11 de julho de 2008

Carro eléctrico pode vir a pagar apenas 30% do Imposto


O primeiro-ministro, José Sócrates, disse esta quarta-feira que o Governo quer criar um modelo fiscal que permita a quem optar pelos carros eléctricos pagar apenas 30% do Imposto automóvel (IA).


«Se um carro eléctrico já existisse, pagaria apenas 30% do imposto automóvel, já que este imposto tem em 70% uma componente ambiental. O Governo está disponível para criar um quadro fiscal ainda mais atraente», disse por altura da assinatura do protocolo entre o Governo português e a Renault-Nissan para a criação do veículo eléctrico.

Comercialização em Portugal será feita em 2011

O líder do Executivo garantiu que vai ser criada uma rede de infra-estruturas que permita ao consumidor abastecer sem dificuldade o seu carro movido a electricidade.

«Em pouco tempo seremos capazes de criar infra-estruturas para carregar ou substituir a bateria do carro, para que não haja problemas de abastecimento», sublinhou.

Sócrates referiu ainda que a comercialização do carro, em Portugal, será feita no espaço de três anos (2011), apesar de começarem a ser lançados em larga escala a partir de 2010.

in IOL Diário

Nenhum comentário: