domingo, 19 de outubro de 2008

Reutilizar a água dos lavatórios nos autoclismos


Cinco alunos da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa (UNL) foram premiados, esta quarta-feira, por terem desenvolvido um sistema que permitirá reutilizar a água dos lavatórios nos autoclismos.

Os alunos desenvolveram um sistema de filtragem que, associado a um reservatório, permitirá não só, poupar uma grande quantidade de água como dinheiro.

Carlos Pacheco, membro da equipa vencedora, explicou que o mercado alvo deste projecto são as grandes instituições como hotéis, universidades e restaurantes em cadeia, «que são aqueles que gastam mais água», sendo possível no entanto, aplicar também este sistema em casa de particulares.

No concurso, ficou em segundo lugar uma proposta de patente para um produto norte-americano, que inclui um recipiente que recolhe lixos domésticos e que, através de um processo químico e biológico, permite transformá-los em energia eléctrica.

O terceiro lugar coube a três alunos que desenvolveram o conceito de um carregador portátil, que através da energia cinética (movimento das pessoas) consegue alimentar vários equipamentos como telemóveis, i-pods, leitores de mp3 e computadores portáteis.

in IOL Diário

Nenhum comentário: