terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Consequências do aquecimento global


No final do século, metade da população mundial pode ficar sem alimentos devido ao aumento da temperatura, caso não se produzam variedades agrícolas resistentes ao calor e sejam implementadas novas técnicas de irrigação adaptadas a cada região.

Esta é uma das previsões de um estudo publicado na revista «Science» que relaciona a frequência de Verões mais quentes com a diminuição da produção de cereais nas regiões tropicais e sub-tropicais, levando à ocorrência de crises alimentares.

Os cientistas avaliaram vários estudos utilizados pelo Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas, e concluíram que existe a probabilidade, superior a 90 por cento, dos Verões mais amenos serem em 2100 mais quentes do que os piores registados durante o século XX.

Uma situação que, à semelhança das ocorridas no passado, irá impedir parte da produção agrícola, aumentar os preços, prejudicar o armazenamento de produtos e levar a crises alimentares. O desafio lançado pelos autores é apostar na adaptação a esta nova realidade, em termos do crescimento da população e da gestão dos recursos, pois o desenvolvimento de novas variedades de culturas, mais resistentes ao calor, pode levar décadas.

in Newsletter Compal Fresh

Nenhum comentário: