segunda-feira, 11 de maio de 2009

Feira Mouros e Cristãos

Este conjunto de iniciativas, tem inicio dia 1 de Junho com uma conferência pelas 21h no Museu Cargaleiro alusiva ao tema “ Templários e Mouros na Região de Castelo Branco”.

  • Dia 2 de Junho vai ser feita a divulgação do evento com as Adufeiras da Usalbi no centro de cidade pelas 21 h.
  • Dia 3 de Junho haverá noite musical na Casa do Arco do Bispo.
  • Dia 4 de Junho será altura de recriar as Superstições e práticas Mágicas na Biblioteca Municipal, com uma iniciativa com o tema de Bruxas e Mouras encantadas.
  • Sábado, o dia da feira, vão acontecer dois desfiles um de Templários e outro de Mouros, que por caminhos diferentes vão percorrer as ruas antigas da cidade em direcção ao Castelo.
O desfile templário vai juntar-se na zona das docas e cerca das 10:30 vai partir para o Castelo
( Espírito Santo, Rua dos Chões , Rua do Arressário – Castelo)

O desfile árabe tem início no Largo de S. João (Rua D´ ega, rua do Muro –Castelo )

Os dois desfiles vão ser acompanhados pelo grupo Pifaradas e Zabumbadas dos Pastores.
O espaço entre muralhas vai ser dividido em duas partes que retratem árabes e cristãos , cheiros e sabores de tempos idos.
Haverá animação interna de feira (Adufeiras de Penha Garcia, Teatro da Faria de Vasconcelos, Musica, Cuspidores de fogo e dança do ventre, tiro com arco, combate apeado, encantadores de serpentes)

Esta iniciativa além da organização do Agrupamento Faria de Vasconcelos e dos apoios da Câmara Municipal e Junta de Freguesia conta com parcerias com a Outrem Associação de Defesa do Ambiente e Património, Associação de Penha Garcia, APPACDM,Jardim Escola João de Deus, Instituto Português da Juventude e outros que de um ou outro modo vão colaborar na organização deste evento.

Nenhum comentário: